CONHEÇA PORTÃO

História do Município

O município de Portão teve início em terras do antigo município de Porto Alegre. Em 1788 já tinha sido iniciado seu povoamento, com uma fazenda imperial, para criação de gado. Esta tinha um grande portão para impedir que o gado fugisse.

Portão já constituía o 8º Distrito de São Sebastião do Caí desde abril de 1930. Todavia, somente pelo decreto lei nº 7199, de 1938, a sede foi elevada à vila.

Com o progresso do distrito de orgem alemã, foi realizada em 1963 a consulta plebiscitária para sua emancipação, o que ocorreu em 9 de outubro do mesmo ano, pelo Lei Municipal nº 4579. A área foi formada pela divisa entre os municípios de São Sebastião do Caí, Canoas, Estância Velha e São Leopoldo.

A Origem do Nome

A origem do nome da nossa cidade Portão deve-se ao fato de que entre os anos de 1787 e 1788, por recomendações do governo imperial, foi construído um grande portão que serviria para isolar e impedir que o gado criado na Estância Velha escapasse pelo arroio em direção à localidade de Rincão do Cascalho.

Nesse período, a atual rua Julio de Castilhos era apenas uma picada. Foi nas proximidades do atual curtume Kern Mattes que ergueram o portão. O local ficou muito conhecido porque era usado como referência pelos viajantes e tropeiros e pela população local. Nas águas limas do Arroio Portão o pessoal se abastecia de água e descansava, para depois seguir viagem tanto à serra, quanto em direção à capital ou ao litoral.

Mais Links