CONHEÇA PORTÃO
CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico, centrado em internações psiquiátricas, constituindo-se a principal estratégia da Reforma Psiquiátrica. Os CAPS têm por objetivos: acolher os pacientes com transtornos mentais graves e persistentes; evitar internações; favorecer a cidadania e a reinserção social; estimular a integração social e familiar; apoiar as iniciativas de busca de autonomia e protagonismo; oferecer tratamento médico e psicológico; incluir os que estão excluídos da sociedade por transtornos mentais; favorecer vínculos e a interação humana.
Os CAPS destinam-se a atender pessoas com intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita viver e realizar seus projetos de vida, bem como pessoas com grave comprometimento psíquico cuja severidade/persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
e oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, visitas domiciliares, rodas de conversa e dispositivos para integração com a comunidade.
O CAPS organiza seus atendimentos:
Para a realização do atendimento, é necessário que o usuário apresente seu cartão SUS.